Sistema de Rastreabilidade para Cadeira de Rodas Autônoma para Pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica

Share on whatsapp

Por Juliette de Paula Felipe de Oliveira, Ernano Arrais Júnior, Daniele Montenegro da Silva Barros, Danilo Alves Pinto Nagem e Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa que causa morte dos neurônios de controle dos músculos voluntários, prejudicando a capacidade motora funcional e, consequentemente, a autonomia e qualidade de vida dos pacientes acometidos. Nesse contexto, fez-se necessário o desenvolvimento de uma cadeira de rodas autônoma que viabilizasse o deslocamento do paciente em seu domicílio sem necessidade de auxílio de um cuidador.

O desenvolvimento dessa cadeira de rodas faz parte do projeto TED 132/2018 – Desenvolvimento Científico e Tecnológico Aplicado a Esclerose Lateral Amiotrófica, cooperação técnica entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério da Saúde, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFRN sob o número CAAE 25687819.3.0000.5537.

Assim, para que a cadeira de rodas consiga se deslocar no ambiente de forma autônoma e com segurança para o paciente, é necessário, antes de qualquer coisa, determinar sua localização indoor. Isto posto, o objetivo do sistema de rastreabilidade proposto é a obtenção da localização precisa da cadeira de rodas para orientação da mesma dentro da residência e, ao mesmo tempo, para monitoramento do paciente, visto que essa localização é fornecida ao cuidador, em um monitor, em tempo real.

O sistema de rastreabilidade utiliza a tecnologia de Identificação por Radiofrequência (Radio Frequency Identification – RFID) de alta frequência para fazer a identificação de pontos estratégicos. Sistemas de RFID de alta frequência são mais baratos, sofrem menos interferência e possuem um alcance de leitura reduzido, o que favorece o aumento da precisão na localização. A arquitetura do sistema é composta por um microcontrolador, um leitor de RFID e etiquetas de RFID.

O leitor de RFID conectado ao microcontrolador é acoplado na parte inferior da cadeira de rodas e as etiquetas de identificação são posicionadas no chão, em pontos estratégicos da residência. Cada Identificador (ID) da etiqueta é atribuído a um local diferente (a um cômodo, por exemplo). Quanto maior o número de etiquetas utilizadas, mais precisa é a localização obtida.

A validação desse sistema foi feita usando um chassi robótico com o microcontrolador e o leitor de RFID – simulando a cadeira de rodas – e uma maquete com etiquetas de RFID – simulando a residência do paciente. Nesse processo, o chassi robótico foi configurado para se deslocar pela maquete utilizando um algoritmo muito conhecido na robótica para solução de labirintos: a “Regra da Mão Direita”, e, ao encontrar uma etiqueta de identificação, fazer a leitura, relacionar o ID lido a pontos previamente carregados em uma tabela no microcontrolador e retornar, em tempo real, a posição da residência que se encontra. Nos testes, o chassi robótico obteve sucesso, identificando todas as etiquetas que foram posicionadas e relacionando-as corretamente aos pontos previamente configurados para cada ID.

Sendo assim, o sistema de rastreabilidade proposto mostrou-se eficaz para ser usado na cadeira de rodas autônoma e para monitoramento da localização do paciente, pois conseguiu identificar, com precisão e sem atrasos, o local em que o chassi robótico se encontrava.

Palavras-chave: Autonomia, ELA, Rastreabilidade, RFID.

Share on whatsapp